Tem Analytics no E-Commerce

Compartilhe

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Olá pessoal, nessa semana durante um bate papo com o dono de um famoso e-commerce, começamos a debater até onde conseguimos hoje usar a análise de dados (Analytics) em benefício das empresas.

Muito se fala sobre a análise financeira, que trabalha com a quantidade de conversões em vendas, também no desempenho do portal, também como o tempo de resposta das páginas, e se o cliente ficou muito tempo “na loja”.

Em resumo,  nos preocupamos apenas durante o tempo em que o visitante está acessando os nossos produtos.

Quem já percebeu algumas lojas permitindo o cadastro através do logon de alguma rede social? Sensacional, não somente pela comodidade ao visitante, mas imagine que nesse momento você sabe muito além dos dados pessoais do seu potencial cliente, mas você já sabe e já pode analisar todo o comportamento dessa pessoa, preferências e opiniões. Sinistro hein?!

Podemos saber que determinada pessoa é torcedora do time de futebol X, é casada, possui filhos, e dependendo da tecnologia, analisar o sentimento nos textos em determinados assuntos.

Ok, não estamos aqui querendo ficar brincado de detetives, mas…

Imagine oferecer uma promoção “matadora” de um jantar com direito a acompanhante, em um local com espaço kids, sabendo que nosso visitante é casado e possui dois filhos pequenos?

E então, indicar livros de direito para aquela estudante que acabou de passar no vestibular?

Existem muitas outras ferramenta disponíveis, até mesmo de análise de imagens, que podem ajudar muito a oferecer a promoção certa, para a pessoa certa, no momento certo.

Costumo falar muito de Infraestrutura no Blog, mas E-Commerce não é apenas isso, temos muito a aprender com analytics, estudando o rastro deixado pelos nossos visitantes, principalmente utilizando Computação Cognitiva. E permitam-me citar uma frase muito utilizada hoje, mas “o dado é o novo petróleo”.

Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Deixo aqui um link do Bluemix, que ter isso sem precisar comprar licenças, usando tudo as a service em reais: https://new-console.ng.bluemix.net/catalog/?category=data

Um grande abraço e até a próxima!

Roberto Amaro
E-mail: contato@robertoamaro.com
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/robertotsamaro
Blog: http://www.robertoamaro.com
Twitter: @robertosamaro
Skype: robertoa.ibm

 

Related posts:

Compartilhe

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe um comentário